Press Release | Gütersloh, 02/01/2019

Novo site do Bertelsmann Investments apresenta as participações em startups do Grupo

  • Divisão com foco em investimentos gerencia mais de 185 participações
  • Atividades em jovens empresas digitais com modelos de negócios inovadores
  • Mais 40 novos e outros investimentos subsequentes em 2018 
  • Site interativo com notícias e informações das redes sociais

A Bertelsmann está expandindo constantemente sua rede global de participações em startups: depois de realizar mais de 40 novos investimentos em 2017, o grupo internacional de mídia, serviços e educação voltou a executar outros 40 investimentos subsequentes em 2018 por meio de quatro fundos que compõem sua divisão Bertelsmann Investments. Hoje, a Bertelsmann possui participações em mais de 185 empresas jovens por meio do Bertelsmann Asia Investments (BAI), Bertelsmann India Investments (BII), Bertelsmann Brasil Investments (BBI) e Bertelsmann Digital Media Investments (BDMI). Os investimentos em empresas digitais com modelos de negócios inovadores desempenham um papel importante na concretização da estratégia corporativa da companhia.

Fundada em 2016, a divisão agora tem seu próprio site em www.bertelsmann-investments.com, onde os visitantes encontram uma visão detalhada das estruturas e outros negócios do Bertelsmann Investments. Todas as notícias e comunicados de imprensa relativos ao Bertelsmann Investments podem ser facilmente acessados na página inicial. Na seção interativa, os usuários também podem filtrar todos os investimentos por área de assunto e região, além de visualizar informações adicionais sobre as respectivas empresas.

“Nos últimos anos, a Bertelsmann expandiu maciçamente sua rede de investimentos em startups nas regiões de crescimento da China, Índia, Brasil e América do Norte. Nosso novo site oferece, pela primeira vez, uma visão geral consistente e atualizada das atuais 185 empresas nas quais o Bertelsmann Investments detém participações estratégicas", afirmou Karin Schlautmann, Chefe de Comunicação Corporativa da Bertelsmann.

A maioria das startups nas quais a Bertelsmann detém participação atuam em linhas de negócios altamente relevantes para o Grupo: criam ofertas inovadoras de mídia, fornecem serviços de comércio eletrônico ou operam em áreas voltadas para o futuro, como Fintech e Edtech.

A China é um dos mercados de crescimento mais promissores do mundo, inclusive para a Bertelsmann. Fundado em 2008, o Bertelsmann Asia Investments (BAI) reflete o compromisso de longo prazo do Grupo com a China. Até hoje, o BAI investiu em mais de 130 startups, das quais cerca de uma dúzia estão listadas em várias bolsas de valores. O fundo adquiriu recentemente uma participação em uma das maiores plataformas de música da China, a NetEase Cloud Music, com 600 milhões de usuários registrados.

O Bertelsmann India Investment (BII) concentra seus investimentos nos setores de negócios digitais, educação, mídia e serviços. As participações do fundo incluem o portal de móveis Pepperfry e o facilitador de comércio eletrônico Kartrocket. No campo do ensino superior, o BII investe também na empresa de treinamento Eruditus Executive Education e no provedor de educação iNurture.

O Bertelsmann Brazil Investments (BBI) agrupa as atividades de investimento do Grupo na região de crescimento estratégico do Brasil. Por meio do BBI, a Bertelsmann participa em vários fundos, incluindo o Bozano Educational 2, que tem como principal foco o educação voltada para a saúde. A empresa também faz investimentos diretos no país: em 2015, a Bertelsmann adquiriu uma participação na Affero Lab, líder no fornecimento de treinamento corporativo no Brasil.

O Bertelsmann Digital Media Investments (BDMI) é um fundo de capital de risco que investe especificamente em empresas de mídia digital inovadoras e em ascensão nos Estados Unidos. O portfólio engloba cerca de 55 investimentos, incluindo startups como o portal de esportes The Athletic, o publisher de próxima geração Clique Media, a empresa de comércio eletrônico Food52 e o Jukin Media.

Sobre a Bertelsmann

A Bertelsmann é uma companhia internacional de mídia, serviços e educação que opera em cerca de 50 países em todo o mundo. Inclui a emissora RTL Group, a editora de livros comerciais Penguin Random House, a editora de revistas Gruner + Jahr, a gravadora BMG, a provedora de serviços Arvato, o Bertelsmann Printing Group, o Bertelsmann Education Group e a Bertelsmann Investments, uma rede internacional de fundos . A empresa possui 119 mil funcionários e gerou receitas de 17,2 bilhões de euros no ano financeiro de 2017. Bertelsmann representa empreendedorismo e criatividade. Essa combinação promove conteúdo de mídia de primeira classe e soluções de serviços inovadoras que inspiram clientes em todo o mundo.