Notícias | Berlim, 26/09/2019

Novas ideias para o e-commerce

Cerca de 100 pessoas participaram do Arvato eXperience Day, que trouxe palestras emocionantes e discussões inspiradoras de especialistas digitais e de supply chain. As principais marcas internacionais dos setores de moda, beleza e lifestyle aceitaram o convite da divisão de Produtos de Consumo da Arvato Supply Chain Solutions para comparecerem no Bertelsmann Unter den Linden 1, em Berlim. Ilka Groenewold foi a moderadora programa que levantou o lema "Inspire-se – impulsione seus negócios de E-Com".

Florian Heinemann, membro fundador e diretor do Project A, empresa internacional de capital de risco com foco em startups, deu início ao dia. O executivo apresentou ideias, estratégias e medidas que permitem que marcas e fornecedores sobrevivam em uma economia de plataforma, além de falar sobre os caminhos que o setor precisa escolher para gerar novos potenciais clientes e evitar a perda dos já existentes. Sam Atterbury, gerente sênior de e-commerce da Red Bull, explicou as mudanças que o comportamento de compras da geração Z provocou na Red Bull e a que as marcas devem prestar uma atenção especial. Essas mudanças, como resposta aos novos requisitos do mercado e como parte da digitalização, também ocorrem na divisão de Produtos de Consumo da Arvato Supply Chain Solutions. Julia Börs, presidente de Produtos de Consumo, introduziu o novo alinhamento estratégico com forte foco em padronização, automação e digitalização.

Aproximação de grupos-alvo com a ajuda de influenciadores

Na parte da tarde, o dia continuou com a palestra sobre "Disrupção Criativa", apresentada por representantes do grupo Philip Morris. Alexander Nussbaum, chefe de assuntos científicos e médicos, e André Sorge, diretor de vendas, mostraram suas ideias sobre as mudanças culturais pelas quais a empresa está passando e relataram os desafios que surgem com essa transformação. O design bem-sucedido de uma mudança também requer o endereçamento adequado do grupo-alvo, como Tobias Schwiek, CEO Divimove, maior rede de influenciadores da Europa, enfatizou em sua palestra sobre fragmentação de clientes e grupos-alvo. Ele explicou como os grupos-alvo podem ser abordados com a ajuda de influenciadores em plataformas apropriadas.

A conferência Arvato eXperience Day terminou com um grande painel de discussão sobre mercados digitais. Moderada por Ilka Groenewold, Dagmara Brzezinska-Marcu, diretora de beleza e saúde, esporte, mercado e crianças na Allegro, Jacopo De Martini, diretora de e-commerce de desenvolvimento internacional da La Redoute, Liliya Lozonova, gerente global de B2C da Beiersdorf, Matthias Schulte, CEO da Tradebyte, e Michael Peters, vice-presidente de desenvolvimento de negócios da Arvato Supply Chain Solutions, a conversa abordou as oportunidades e os riscos do uso de um market place para empresas e marcas.