Notícias | São Paulo, 16/04/2020

Companhia das Letras incentiva as pessoas a ler em casa

Assim como em outros lugares do mundo, desde meados de março milhões de brasileiros estão em casa - e procuram diversas maneiras de tornar esse período de distanciamento social significativo. O grupo editorial Companhia das Letras, parte da Penguin Random House, então oferece a essas pessoas bastante apoio e incentivo, apresentando aos leitores do país uma série de iniciativas sob o lema "Leia em casa". 

Em uma das ações, o grupo editorial brasileiro convidou muitos de seus autores a recomendar cinco livros para as pessoas lerem durante o tempo em casa. "Leia em casa" também é o nome de uma nova newsletter com reflexões e dicas de leitura para todos os gostos e idades, compiladas pelos editores e autores da Companhia das Letras. A editora também lançou uma série de debates ao vivo sobre vários temas e livros que podem ser visualizados no Instagram em "Companhia Virtual". Uma sub-série separada, "Companhia Virtual: bem-estar", se concentra em como tornar o tempo em casa o mais saudável possível. E as pessoas podem acompanhar a série 'Diários do Isolamento' no blog do grupo editorial: todos os dias, um dos sete escritores cujos livros são publicados pela Cia das Letras se revezam para relatar suas experiências e impressões durante o isolamento.

O workshop "Escreva em casa" é destinado a todos aqueles que agora gostariam de usar seu tempo em casa para escrever um livro. O Zahar Classics Reading Club reúne leitores e editores para falar sobre livros selecionados. E, para crianças, o grupo editorial oferece a série de leitura Storytelling Live via Instagram. Além disso, os amantes de livros podem esperar o próximo Festival Nacional de Ficção, um evento literário que a Cia das Letras organiza em parceria com a Amazon e envolve muitos dos principais autores do grupo editorial.

Mas a Companhia das Letras não reúne apenas escritores e leitores online; o grupo editorial também oferece muitos de seus e-books e audiolivros gratuitamente durante a pandemia do coronavírus. Os brasileiros também podem usar a hashtag #SocorroCompanhia para obter conselhos sobre os títulos que procuram, via Whatsapp e e-mail. E a Cia das Letras também fornece suporte para livreiros estacionários: aqueles que não possuem um serviço de comércio eletrônico podem usar a logística do grupo editorial para entregar livros encomendados.