Notícias | 05/06/2020

BMG participa da campanha 'Blackout Tuesday'

Pessoas de todas as partes do mundo estão protestando contra a discriminação social e o racismo que acontecem todos os dias. Após a morte do norte-americano George Floyd, resultado de um ato de violência policial nos Estados Unido, os manifestantes procuram chamar a atenção para o fato de que também existem diversas minorias em seus próprios países, também vítimas de discriminação. Nesse contexto, as companhias na indústria musical e cinematográfica declararam na última terça, 2, a "Blackout Tuesday" ("#BlackoutTuesday") como um sinal contra o racismo, o preconceito, a discriminação e a violência policial. Com o mesmo intuito, companhias musicais dos Estados Unidos lançaram a iniciativa "#TheShowMustBePaused" ("O show precisa parar", em português), da qual participaram artistas e colaboradores da BMG. Em particular nas redes sociais, eles declararam solidariedade pelas minorias menos privilegiadas e protestaram contra o racismo e a violência. A produtora de TV Fremantle também publicou mensagens sobre o tema.

União virtual de colegas

Entre outras coisas, as iniciativas co-organizadas por várias empresas as levaram a interromper seu trabalho para dar aos seus colaboradores a oportunidade de discutir e refletir sobre como abordar mudanças proporcionariam mais solidariedade, respeito e interações sociais pacíficas. Colegas de todas as divisões da BMG conversaram virtualmente sobre e discutiram o racismo do dia a dia – incluindo na rotina de trabalho. A ideia é que as reflexões deem origem a projetos de longo prazo. Além disso, há um manual da BMG que fornece à equipe orientações práticas e fontes úteis de informação – sites, redes sociais, canais, artigos, podcasts, livros, filmes e documentários sobre racismo, discriminação e o movimento “Black Lives Matter”. "Agora é o momento de nos posicionarmos, tomarmos uma atitude e fazer a diferença, juntos" conclui o prefácio do documento.

As redes sociais têm sido a plataforma pública central para todos os tipos de manifestações de solidariedade. Estrelas da BMG como Killer Mike da banda Run The Jewels e India Arie expressaram seu luto pela morte de George Floyd e, dentro da hashtag "#BlackoutTuesday", convocaram seus fãs para agir contra o racismo e a discriminação. A BMG também publicou um pronunciamento claro em suas redes sociais e perfis ao redor do mundo: "a BMG é contra a discriminação, o racismo e a violência infligida à comunidade negra. Nós estamos com vocês.” Em outro post, a companhia compartilhou as hashtags "#BlackoutTuesday" e "TheShowMustBePaused". A Fremantle, por sua vez, escreveu: “Agora não é o momento de nos silenciarmos, é a hora de compaixão e compreensão. É hora de agir contra as injustiças racistas e sociais. Estamos em solidariedade com toda a comunidade negra e todos os aliados na luta contra o racismo, a opressão e a violência. Não deixem a respiração de ninguém ser tirada."