Notícias | Gütersloh, 10/04/2019

Bertelsmann realinha seu negócio de impressão

  • Mudança na administração do Bertelsmann Printing Group: Dirk Kemmerer substitui Alex Hentrei como CEO
  • Colaboração intensificada entre todas as empresas de impressão na Alemanha
  • Redução significante na capacidade de produção de gravura após o fechamento planejado do local da Prinovis em Nuremberg na primavera de 2021 

A Bertelsmann está realinhando a organização e os colaboradores de seu negócio mundial de impressão. Com isso, as colaborações entre o Bertelsmann Printing Group (BPG) e outras empresas do mesmo setor serão significativamente intensificadas. O processo também envolverá a padronização de estruturas organizacionais e o agrupamento de outras funções, como TI e Controlling. Assim, o Grupo está criando as melhores condições para consolidar sua posição como líder de mercado neste mercado desafiador, alinhando-se as demandas de seus clientes e continuando a moldar a indústria de impressão.

Por mais de uma década, a indústria gráfica está em declínio. A demanda por produtos de catálogo de alto volume, em particular, diminuiu significativamente. O excesso de capacidade de produção e a crescente competição vinda dos fornecedores de offset também levaram a um aumento nos preços.

"O realinhamento das nossas atividades é a nossa resposta às mudanças na indústria de impressão", disse Thomas Rabe, Presidente e CEO da Bertelsmann. "Como fornecedor líder na Europa, a Bertelsmann Printing Group está em boa posição. Porém, tendências como a digitalização e a individualização, bem como a crescente convergência de gravura e impressão offset, são grandes desafios para a indústria. No ano passado, o aumento do preço de papel levou à restrição de muitos clientes. Nós já respondemos a isso com várias medidas nos últimos anos e agora estamos respondendo com uma integração ainda mais forte dos nossos negócios de impressão e marketing direto. Esperamos que isso leve a melhorias, tanto em eficiência quanto em eficácia", completou.

O realinhamento extenso da divisão de impressão é acompanhado por uma mudança de gestão na Bertelsmann Printing Group: Axel Hentrei (60), CEO do Grupo, decidiu se aposentar depois de quase 30 anos na empresa. Dirk Kemmerer (46), membro do conselho do BPG desde fevereiro de 2017 e CEO da Mohn Media e Digital Marketing, assumirá suas funções com efeito imediato. O conselho do BPG consistirá em três membros a partir de agora: além de Dirk Kemmerer como CEO, Ulrich Cordes (51) e Niklas Darijtschuk (47) também participam do conselho. Cordes continuará como CFO do Grupo, enquanto Darijtschuk assumirá o recém-criado papel de Chief Operating Officer (COO), além das suas responsabilidades atuais no departamento de Impressão Internacional. 

"Gostaria de agradecer à Alex Hentrei por seu excelente trabalho nas últimas décadas com a expansão dos negócios de impressão da Bertelsmann e na transformação das fábricas de impressão em fornecedores de serviços de impressão modernos", comentou Thomas Rabe. "Decisões importantes foram tomadas durante seus anos trabalhando na Bertelsmann Printing Group. Em nome de todos os membros do Conselho do BPG e do Bertelsmann Group Management Committee, desejo-lhe tudo de bom para o futuro. Ao mesmo tempo, estou muito contente que Dirk Kemmerer, um gerente que está com a Arvato e a BPG há muitos anos, esteja assumindo a direção da Bertelsmann Printing Group. Ele representa empreendedorismo, competência digital e inovação. Estou convencido de que ele avançará com sucesso com a integração dos negócios de impressão e marketing direto", finalizou.

A administração também decidiu fechar o local em Nuremberg até 30 de abril de 2021. O objetivo dessa medida é reduzir significativamente o excesso de capacidade na impressão de gravuras, em uma tentativa de neutralizar o crescimento contínuo dos preços e as perdas previstas para os próximos anos no segmento de gravura. Os planos de fechamento afetam cerca de 670 funcionários da fábrica de impressão e de instalações de encadernação adesiva em Nuremberg, além de 250 pessoas empregadas em contratos de trabalho temporários ou de curto prazo.

"A decisão de fechar o local em Nuremberg em cerca de dois anos foi muito difícil para nós. No entanto, devido ao declínio significativo nos volumes e preços em 2018, é inevitável que o nosso negócio geral de impressão seja à prova do futuro. Nós estamos cientes da nossa grande responsabilidade pelos trabalhadores afetados em Nuremberg, cumpriremos todas as nossas obrigações decorrentes do acordo de segurança de trabalho até 2020, e financiaremos o plano social com os recursos do Grupo. Com o objetivo de negociar uma reconciliação de interesses o mais rápido possível, iniciaremos imediatamente conversas com os representantes dos funcionários", disse Rabe.

RTV Media Group, MSB Agency e duas outras subsidiárias do BPG localizadas em Nuremberg não serão afetadas pelos planos de fechamento. O mesmo vale para os locais da Prinovis em Ahrensburg e Dresden, e as fábricas de impressão offset em Gütersloh (Mohn Media), Pößneck (GGP Media) e Würzburg (Vogel Druck).

Sobre a Bertelsmann

A Bertelsmann é uma companhia internacional de mídia, serviços e educação que opera em cerca de 50 países em todo o mundo. Inclui a emissora RTL Group, a editora de livros comerciais Penguin Random House, a editora de revistas Gruner + Jahr, a gravadora BMG, a provedora de serviços Arvato, o Bertelsmann Printing Group, o Bertelsmann Education Group e a Bertelsmann Investments, rede internacional de fundos. A empresa possui 117 mil funcionários e gerou receitas de 17,7 bilhões de euros no ano financeiro de 2018. A Bertelsmann representa empreendedorismo e criatividade. Essa combinação promove conteúdo de mídia de primeira linha e soluções de serviços inovadoras que inspiram clientes em todo o mundo.

Sobre a Bertelsmann Printing Group

A Bertelsmann Printing Group une todas as atividades de impressão da Bertelsmann, isso inclui as empresas de impressão offset alemã Mohn Media, GGP Media e Vogel Druck, as operações Prinovis de impressão de gravura na Alemanha e no Reino Unido, bem como as gráficas offset e digitais Berryvile Graphics, Coral Graphics e OPM nos Estados Unidos. O Grupo combina uma ampla variedade de impressão e serviços -- serviços de pré-impressão e impressão, mailings e distribuição de uma variedade de revistas, livros, catálogos telefônicos e folhetos. Campaign, DeutschlandCard e o Dialogue Business também são parte da Bertelsmann Printing Group. Eles oferecem serviços de digital marketing e são especialistas em marketing multicanal orientado por dados, gerenciamento de campanhas e fidelidade do cliente. A divisão da Bertelsmann também inclui a agência de publicidade MBS, o RTV Media Group e o especialista em replicação Sonopress.