Press Release | Gütersloh, 01/09/2020

Bertelsmann mantém lucro do Grupo quase estável no primeiro semestre de 2020 apesar da pandemia

  • Portfólio diversificado de atividades e negócios digitais compensaram parcialmente os efeitos do coronavírus
  • Redução percentual de um dígito nas receitas, para € 7,8 bilhões
  • EBITDA operacional de mais de € 1 bilhão
  • Lucro do Grupo em € 488 milhões - próximo ao resultado do ano passado
  • Avanços estratégico em todos os pilares
  • Medidas ativas contra o coronavírus: redução de saídas de liquidez e endividamento, financiamento de longo prazo garantido
  • Espera-se uma recuperação gradual dos mercados publicitários

No primeiro semestre de 2020, marcado pelo coronavírus, a Bertelsmann se beneficiou de seu diversificado portfólio de atividades e do fato de boa parte de seus negócios ser digital. Embora os efeitos da pandemia tenham sido claramente sentidos nas divisões com foco no mercado publicitário, como RTL Group e Gruner + Jahr, bem como nos negócios em impressão; as editoras de livros, os negócios na área musical, os serviços da Arvato e ao setor educacional se mostraram robustos. No total, a multinacional de mídia, serviços e educação registrou um declínio percentual de um dígito nas receitas, bem como um EBITDA operacional de mais de um bilhão de euros. O lucro do Grupo foi muito próximo ao nível do ano anterior.

Graças às medidas de combate ao coronavírus, como a redução de custos, foi possível compensar mais de 60% da queda no faturamento e reduzir o endividamento econômico. Para o segundo semestre de 2020, a companhia espera uma recuperação gradativa nos mercados publicitários. Tendo em vista a grande incerteza em termos de projeções, espera-se que o volume de negócios e os resultados operacionais atinjam os níveis do ano passado, exceto os negócios em TV e revista. 

Durante o período do relatório, as receitas do Grupo Bertelsmann diminuíram 8,9%, para € 7,8 bilhões (primeiro semestre de 2019: € 8,6 bilhões). O declínio orgânico nas receitas foi de 7,9%. Os negócios em crescimento do Grupo permaneceram estáveis em € 2,9 bilhões. Eles agora respondem por 37% da receita total, após 35% no ano anterior. BMG, Majorel, Arvato Supply Chain Solutions, Arvato Financial Solutions e o Bertelsmann Education Group desenvolveram-se positivamente.

O EBITDA operacional foi de € 1,01 bilhão (1º semestre de 2019: € 1,29 bilhão). O RTL Group e as divisões Gruner + Jahr, em particular, sentiram os efeitos do declínio relacionado ao coronavírus nos mercados de publicidade. Em contraste, os negócios em serviços da Arvato aumentaram seus lucros operacionais. A BMG e o Bertelsmann Education Group registraram EBITDA operacional no mesmo nível do ano anterior.

O lucro do Grupo permaneceu estável em € 488 milhões (1º semestre de 2019: € 502 milhões).

"O primeiro semestre de 2020 foi dominado pela pandemia global corona. Começamos bem o ano, mas desde março sentimos o impacto econômico - principalmente nos mercados publicitários. Nesta situação, a Bertelsmann se beneficia de seu amplo portfólio corporativo e alta proporção de modelos de negócios digitais", afirmou Thomas Rabe, Presidente e CEO da Bertelsmann. "As quedas nas receitas publicitárias foram compensadas em grande parte pela florescente publicação de livros, música, serviços da Arvato e negócios em educação, mas também por meio da gestão ativa de custos e fluxo de caixa".

Thomas Rabe continuou: "tomamos medidas de longo alcance para proteger nossos colaboradores e garantir a continuidade das operações. Reduzimos maciçamente a saída de liquidez e garantimos financiamento de longo prazo. Nas últimas semanas, os mercados de publicidade se estabilizaram, por isso esperamos que nossos negócios nessa área melhorem".

Nos primeiros seis meses do ano financeiro atual, a Bertelsmann fez mais progressos em suas quatro prioridades estratégicas:

Fortalecimento do núcleo

  • O RTL Group ganhou participação nos mercados de publicidade na TV na Alemanha, França e Holanda, e superou seus concorrentes comerciais no mercado de telespectadores.
  • Em abril, a Bertelsmann concluiu a aquisição do grupo editorial internacional Penguin Random House, adquirindo os 25% restantes das ações do co-acionista Pearson. Nos primeiros seis meses, a Penguin Random House colocou 164 títulos nas listas dos mais vendidos do "New York Times" nos Estados Unidos, 29 deles em primeiro lugar.
  • A Bertelsmann Content Alliance anunciou a internacionalização de suas atividades. No momento, o foco está na Grã-Bretanha e na França.
  • O provedor de serviços de TI Arvato Systems continuou a se desenvolver com sucesso, especialmente nas importantes áreas voltadas para o futuro de computação em nuvem e inteligência artificial.

Transformação digital

  • Os serviços de streaming do Grupo RTL, TV Now na Alemanha e Videoland na Holanda, viram um aumento de 45% em sua assinatura em relação ao mesmo período do ano anterior, para 1,77 milhão de clientes pagantes. No Groupe M6, na França, o número de usuários ativos do serviço de streaming financiado por anúncios 6play aumentou em um milhão, para mais de 17 milhões.
  • A Penguin Random House se beneficiou de seu alto número de títulos disponíveis digitalmente (e-books e audiolivros) e obteve um aumento de 15% nas receitas de formatos digitais.
  • As ofertas de mídia social da Bertelsmann agora alcançam cerca de 3,2 bilhões de seguidores.

Expansão das plataformas de crescimento

  • A BMG continuou a se beneficiar da crescente demanda global por streaming de música e aumentou a participação dos negócios digitais em sua receita total.
  • A Arvato Supply Chain Solutions aumentou sua rede global de locais abrindo novos centros de distribuição e expandindo os existentes nos Estados Unidos, Rússia e Turquia.
  • A Arvato Financial Solutions concluiu com sucesso a venda de 60% das ações em seu negócio de gestão de risco para o provedor de serviços de informação Experian.
  • O Bertelsmann Education Group registrou aumento na demanda por ofertas educacionais online. O provedor de e-learning Relias investiu em novos produtos e tecnologia. A plataforma de educação e treinamento online Udacity lançou novas ofertas de aprendizagem, incluindo cursos Nanodegree em inteligência artificial para saúde, e cresceu no setor B2B.

Expansão em regiões de crescimento

  • No período do relatório, a Bertelsmann Investments fez 29 investimentos novos e de acompanhamento, a maioria deles por meio dos fundos Bertelsmann Asia Investments (BAI), Bertelsmann India Investments (BII) e Bertelsmann Digital Media Investments (BDMI). Além disso, quatro saídas foram alcançadas, de forma que a Bertelsmann Investments detinha um total de 241 participações de startups em 30 de junho de 2020.
  • No Brasil, o fundo BBI lucrou com a saída parcial bem-sucedida da empresa brasileira de educação Afya, na qual a Bertelsmann participa por meio de presença no fundo com sua sócia Crescera Investimentos.
  • O BII apoiou as empresas indianas de seu portfólio e fez quatro investimentos de acompanhamento em fintechs, incluindo Lendingkart e Rupeek.

"Além das medidas ativas contra o coronavirus, também estabelecemos bases importantes para o sucesso de longo prazo da Bertelsmann, continuando a investir em negócios de alto crescimento", disse Rabe.

A Bertelsmann compensou mais de 60% da queda da receita por meio de medidas de corte de custos de longo alcance. Ao mesmo tempo, a dívida econômica foi reduzida sem prejudicar a substância do negócio por meio da contenção de investimentos. O Bertelsmann Annual General Meeting decidiu suspender o pagamento de dividendos em 2020.

De acordo com os termos que regem o certificado de participação nos lucros da Bertelsmann 2001 (ISIN DE0005229942), 15% do valor nominal está programado para ser pago novamente em 31 de agosto de 2020. O pagamento do certificado de participação nos lucros de 1992 (ISIN DE0005229900) será 7,36% (ano anterior: 7,83%).

"Nos últimos meses, reduzimos a saída de liquidez do Grupo e a dívida econômica. O financiamento da Bertelsmann é garantido a longo prazo", disse Bernd Hirsch, CFO da Bertelsmann. "Excluindo os efeitos negativos do coronavírus nos negócios financiados por publicidade, esperamos que os resultados operacionais para o ano como um todo fiquem praticamente no mesmo nível do anterior. No entanto, a incerteza da previsão para o ano inteiro permanece alta. Continuaremos nossas medidas ativas", completou.

Divisões:

Destaques do RTL Group

  • Níveis de alcance recordes e ganhos de participação de mercado nos principais territórios.
  • Os serviços de streaming TV Now, na Alemanha, e Videoland, na Holanda, mostram um crescimento forte e contínuo de assinantes.
  • Fremantle reinicia a produção de filmes e TV em muitos mercados após paralisações relacionadas ao coronavírus.

Destaques da Penguin Random House

  • A Bertelsmann adquire a propriedade total do maior grupo editorial comercial do mundo.
  • Crescimento no mercado líder de livros, os Estados Unidos: fortes best-sellers, disponibilidade total de seus títulos em formatos digitais e logística de última geração provam-se vantajosos durante a pandemia.
  • A Penguin Random House se conecta com o público em todo o mundo por meio de eventos virtuais, campanhas de mídia social e recomendações de livros online.

Destaques Gruner + Jahr

  • G + J se uniu à Audio Alliance para estabelecer novos podcasts, como “Die Stunde Null - Deutschlands Weg aus der Krise” (Zero Hour - Germany’s Way out of the Crisis), o podcast “Stern” “Wir und Corona” (Us and Corona) e “Geolino Spezial - Gemeinsam gegen Corona”. (Geolino Special - ogether against Corona).
  • G + J forneceu cobertura da pandemia em uma variedade de publicações especiais, como a primeira edição especial conjunta das marcas tradicionais “Stern”, “Capital” e “Geo” e a campanha “#stayathomeandcook” de “Essen & Trinken ”e“ Chefkoch ”.

Destaques BMG

  • A BMG continua apresentando crescimento orgânico.
  • Sucesso criativo e contratações importantes no ramo de gravadoras e editoras.
  • Forte negócio de streaming e suporte para artistas e compositores durante a pandemia.

Destaques da Arvato

  • O provedor de serviços de informação internacional Experian adquiriu uma participação majoritária na divisão de gerenciamento de risco da Arvato Financial Solutions.
  • A Arvato Supply Chain Solutions registrou forte demanda por serviços de e-commerce no primeiro semestre do ano e expandiu ainda mais sua rede logística.
  • A Arvato Systems tornou-se ainda mais estabelecida como líder em nuvem, de acordo com avaliações de analistas, e apoiou vários clientes na realização de soluções de home office.
  • Entre março e junho, a Majorel configurou rapidamente mais de 35 mil estações de trabalho remotas para seus próprios colaboradores em todo o mundo.

Destaques do Bertelsmann Printing Group

  • A Mohn Media conquista mais um grande cliente no setor de varejo e fortalece o importante segmento de brochuras.
  • Edeka e o programa de recompensas multiparceiros DeutschlandCard renovam sua parceria de longa data e sucesso por mais cinco anos.
  • O Bertelsmann Printing Group coloca em operação duas novas impressoras planas em Mohn Media e Vogel Druck.

Destaques do Bertelsmann Education Group

O Bertelsmann Education Group se beneficia do aumento da demanda por educação e treinamento online.

  • Relias oferece cursos de prevenção e higiene gratuitos aos clientes durante a pandemia.
  • A Udacity apresenta novos nanodegrees em tecnologias emergentes e vê uma maior demanda do setor B2B.

Destaques do Bertelsmann Investments

  • A rede global de investimentos da Bertelsmann Investments chega a mais de 240 empresas e fundos.
  • Foco no apoio ao portfólio existente durante a pandemia, bem como 15 novos investimentos por meio dos fundos BAI e BDMI.
  • Expansão das atividades globais por meio de investimentos em fundos, incluindo a Vertex Ventures no sudeste da Ásia e Índia e a Alpha Intelligence Capital na Europa.

Síntese dos resultados (em milhões de euros)

 

 Jan 1, 2020 –
Jun 30, 2020
Jan 1, 2019 –
Jun 30, 2019
Receitas7,8488,612
EBITDA Operacional das divisões
Corporate / Consolidação
EBITDA Operacional
1,029
(20)
1,009
1,336
(44)
1,292
EBIT (Lucro antes de juros e impostos))805824
Resultado financeiro(184)(168)
Lucro antes dos impostos
Impostos sobre rendimento
Lucro após impostos de operações descontinuadas
621
(133)
-
656
(154)
-
Resultado do Grupo488502
   
Investimentos (incluindo dívida financeira assumida)1,139612
 Saldo a partir de
Jun 30, 2020
Saldo a partir de
Dez 31, 2019
Dívida econômica6,4646,511

 

 

 

 

DivisãoReceita EBITDA Operacional 
(em milhões de euros)Jan 1, 2020 –
Jun 30, 2020
Jan 1, 2019 –
Jun 30, 2019
Jan 1, 2020 –
Jun 30, 2020
Jan 1, 2019 –
Jun 30, 2019
RTL Group
Penguin Random House
Gruner + Jahr
BMG
Arvato
Bertelsmann Printing Group
Bertelsmann Education Group
Bertelsmann Investments*
2,652
1,627
524
282
2,095
650
158
5
3,173
1,650
677
269
2,049
766
168
6
382
209
28
49
305
19
40
(3)
665
227
62
49
263
30
41
(1)
Total das divisões7,9938,7581,0291,336
Corporate / Consolidação(145)(146)(20)(44)
Total do Grupo7,8488,6121,0091,292
      

* O desenvolvimento comercial do Bertelsmann Investments é determinado principalmente com base no EBIT. O EBIT totalizou 23 milhões de euros (H1 2019: 9 milhões de euros).

Sobre a Bertelsmann

A Bertelsmann é uma empresa de mídia, serviços e educação que atua em cerca de 50 países no mundo todo. O conglomerado empresarial compreende o grupo televisivo RTL Group, o grupo de editoras de livros Penguin Random House, a editora de revistas Gruner + Jahr, a empresa de música BMG, a prestadora de serviços Arvato, o Bertelsmann Printing Group, o Bertelsmann Education Group e a rede internacional de fundos Bertelsmann Investments. Com 126 mil funcionários, a empresa registrou no exercício de 2019 um faturamento de 18 bilhões de euros. A Bertelsmann é sinônimo de espírito empreendedor e criatividade. Tal combinação viabiliza conteúdos de mídia da mais alta qualidade e soluções inovadoras em serviços que fascinam clientes em todo o mundo. A Bertelsmann tem como objetivo atingir a neutralidade climática até 2030.