Press Release | Gütersloh/Casablanca, 04/01/2019

Bertelsmann e Saham completam a combinação de seus negócios em CRM

  • Transação finalizada no dia 4 de janeiro de 2019
  • Cada um dos parceiros detém 50% da nova companhia
  • Presença global em 25 países e em posições de liderança na Europa, África e Oriente Médio
  • Estratégia de crescimento para avançar ainda mais a expansão regional e em serviços digitais
  • Thomas Mackenbrock é o novo CEO
  • O novo presidente do Conselho Fiscal da nova empresa será nomeado pela Saham

A Bertelsmann, companhia internacional de mídia, serviços e educação, e o Saham Group, do Marrocos, anunciam a combinação de seus negócios mundiais em Customer Relationship Management (CRM). A transação foi concluída no dia 4 de janeiro de 2019. Os dois acionistas já haviam concordado em uma parceria de longo prazo em setembro de 2018. Bertelsmann e Saham detêm 50% da nova empresa, que empregará cerca de 48 mil pessoas em 25 países e geram receitas de aproximadamente 1,2 bilhão de euros. A nova companhia está sediada em Luxemburgo.

“Hoje é um marco importante no desenvolvimento dos negócios de CRM da Arvato. A nova empresa detém posições de liderança no mercado na Europa, África e Oriente Médio e também tem forte presença nas Américas e na Ásia", afirmou Thomas Rabe, Presidente e CEO da Bertelsmann. "A nova empresa possui metas claras de crescimento e investirá pesado nos próximos anos na expansão de sua presença global e na transformação digital de todo o seu portfólio de serviços. Para a Bertelsmann, essa parceria recém-selada com a Saham também fornece uma chave para os mercados em crescimento do continente africano”, completou.

“Nossa visão de longo prazo e compartilhada com a Bertelsmann é a de construir um líder global de serviços terceirizados, oferecendo aos nossos clientes uma cobertura geográfica única, uma expertise setorial alinhada aos mais altos padrões utilizando tecnologias de ponta", comentou o porta-voz da Saham, Moulay Mhamed Elalamy. "Estamos convencidos de que o valor será criado aproveitando as capacidades humanas e as novas tecnologias e estamos dispostos a investir pesado para aproveitar essas oportunidades”.

A estrutura de gestão da nova empresa também foi determinada. Thomas Mackenbrock, responsável pelos negócios mundiais de CRM da Arvato até o momento, irá liderar a companhia, como já anunciado em setembro do ano passado. O Presidente do Conselho de Supervisão da nova empresa será nomeado pela Saham. A Bertelsmann indicará quatro membros do Conselho, incluindo o seu Presidente e CEO, Thomas Rabe, e a Saham nomeará três.

“A combinação abre um novo capítulo importante para os negócios de CRM da Arvato e Saham. Nas últimas semanas, trabalhamos arduamente para estabelecer as condições prévias para realizar a parceria que agora foi concluída com sucesso", disse Thomas Mackenbrock. "Agora vamos nos concentrar totalmente em colocar nossa estratégia de crescimento e investimento em ação", completou. A nova empresa pretende apresentar essa estratégia e o novo nome nas próximas semanas.

O negócio de CRM combinado possui cerca de 25 mil colaboradores em 10 países europeus: França, Alemanha, Espanha, Portugal, Irlanda, Holanda, Polónia, Roménia, Geórgia e Estónia. Além disso, possui 14 mil colaboradores no Egito, Marrocos, Senegal, Costa do Marfim, Togo, Catar e Arábia Saudita; e 9 mil funcionários na Ásia (Índia, Filipinas, Malásia) e nas Américas (Canadá, EUA, México, Peru e Colômbia).

Sobre a Bertelsmann

A Bertelsmann é uma companhia internacional de mídia, serviços e educação que opera em cerca de 50 países em todo o mundo. Inclui a emissora RTL Group, a editora de livros comerciais Penguin Random House, a editora de revistas Gruner + Jahr, a gravadora BMG, a provedora de serviços Arvato, o Bertelsmann Printing Group, o Bertelsmann Education Group e a Bertelsmann Investments, uma rede internacional de fundos . A empresa possui 119 mil funcionários e gerou receitas de 17,2 bilhões de euros no ano financeiro de 2017. A Bertelsmann representa empreendedorismo e criatividade. Essa combinação promove conteúdo de mídia de primeira linha e soluções de serviços inovadoras que inspiram clientes em todo o mundo.

Sobre o Saham

O Saham Group é um grupo pan-africano que opera em serviços de valor agregado, como saúde, imóveis, educação e serviços terceirizados. Também construiu um importante grupo segurador africano, avaliado em US$ 2 bilhões e vendido recentemente para o Grupo Sanlam. A companhia foi criada em 1995 e opera em 27 países em todo o Oriente Médio e África. O Grupo Saham faturou US$ 1,4 bilhão em 2017 e emprega mais de 16 mil pessoas. A divisão de outsourcing do Saham Group oferece uma plataforma moderna e multilíngue e opera em sete países com mais de 14 mil colaboradores. Os valores do Saham Group estão enraizados no foco no cliente e na excelência operacional.