Press Release | Gütersloh, 12/11/2020

Bertelsmann cresce novamente no terceiro trimestre de 2020, alcançando um crescimento orgânico de 1,6%

  • Grupo combate com sucesso os efeitos econômicos da pandemia do coronavírus
  • O amplo posicionamento e a alta proporção dos modelos de negócios digitais têm um efeito positivo
  • Penguin Random House, BMG e Arvato crescem organicamente
  • Mercado publicitário em recuperação
  • Confiança para o 4º trimestre

No terceiro trimestre de 2020, O Grupo Bertelsmann conseguiu novamente um crescimento orgânico, estabilizando ainda mais seus negócios durante a pandemia do COVID-19. Isso desacelerou significativamente a queda da receita no ano. O Grupo continua se beneficiando do amplo posicionamento de seu portfólio corporativo e da alta proporção dos modelos de negócio digitais. A publicação de livros, o negócio da música, os serviços da Arvato e o setor da educação mais uma vez provaram ser particularmente robustos. O mercado publicitário também se recuperou no terceiro trimestre.

A receita da Bertelsmann diminuiu em 6,3% para 12,0 bilhões de euros (ano anterior: 12,8 bilhões de euros) no período de janeiro a setembro. Ajustado para efeitos de portfólio e taxa de câmbio, a queda de receita foi de 4,8%. No final do primeiro semestre de 2020, a receita havia diminuído 8,9% (orgânico: 7,9%). No terceiro trimestre, a empresa registrou um crescimento orgânico de 1,6%.

Presidente e CEO da Bertelsmann,Thomas Rabe, afirma: "As repercussões econômicas da pandemia do coronavírus continuam a ser sentidas. Mas nós conseguimos fortalecer ainda mais os negócios da Bertelsmann. Os números do terceiro trimestre mostram uma clara tendência ascendente e nos deixam confiantes para um importante quarto trimestre".

Destaques das divisões:

O Grupo RTL registrou 1,79 milhão de assinantes de seus serviços de streaming (os serviços pagos TV Now na Alemanha e Videoland na Holanda), um aumento de 32% em relação ao ano anterior. As receitas de streaming da TV Now e Videoland aumentaram 24% em relação ao ano anterior.

A Penguin Random House anunciou a publicação do primeiro volume das memórias presidenciais de Barack Obama para 17 de novembro de 2020, intitulado “Uma Terra Prometida”. O grupo também teve numerosos títulos nas listas de best-sellers do New York Times nos primeiros nove meses de 2020, incluindo "Um Lugar Bem Longe Daqui" de Delia Owens; "Indomável" de Glennon Doyle; "Como ser Antirracista" de Ibram X. Kendi; e "Caste" de Isabel Wilkerson.

Gruner + Jahr continuou sua ofensiva de podcast, inclusive com o podcast Capital "Meine erste Million" (Meu Primeiro Milhão) e os podcasts de Stern "Die Boss - Macht ist weiblich" (O Chefe Feminino - O Poder é Feminino) e "Vater". Tochter. Weltgeschehen" (Pai. Filha. Assuntos Mundiais.) Como parte das 21 Semanas de Sustentabilidade das marcas da Bertelsmann, a G+J encorajou as pessoas a adotar um estilo de vida sustentável e consciente em mídias impressas, online e podcasts sob o lema "Packen wir'san" (Vamos fazer isso).

Os artistas e compositores da BMG, incluindo Juice WRLD, KSI, Conkarah, LP, Blanco Brown, Black Sabbath, Lewis Capaldi, Caroline Ailin e Kontra K, obtiveram sucesso de vendas significativo durante o período. A BMG fechou uma parceria estratégica com o Olympique de Marseille, clube de futebol da Ligue 1 da França, incluindo o lançamento da OM Records, um novo selo para hip-hop, rap, e R&B.

A Arvato Supply Chain Solutions continua a observar uma forte demanda por seus serviços, particularmente na área do e-commerce. A Arvato Financial Solutions está lançando uma plataforma para gestão de cobranças orientada ao consumidor sob a marca Paigo, e os especialistas em TI da Arvato Systems expandiram com sucesso as atividades comerciais nos campos de inteligência artificial (IA) e computação em nuvem orientados para o futuro.

O Bertelsmann Printing Group enfrentou com sucesso a situação desafiadora do mercado gráfico - que se tornou ainda mais aguda após a pandemia do Coronavírus - com a introdução do projeto estratégico "Modernizing Mohn Media" e outras iniciativas para aumentar a competitividade.

O Bertelsmann Education Group registrou um aumento geral na demanda por serviços de aprendizagem on-line. O grupo também continuou sua iniciativa de treinamento digital "#50000Chances" com a Bertelsmann, com a qual eles pretendem contrabalançar a escassez de trabalhadores qualificados no setor de TI. Mais uma vez, dezenas de milhares de pessoas de cerca de 180 países solicitaram bolsas de estudo nas áreas de Cloud, Data e Inteligência Artificial.

No final de setembro, a Bertelsmann Investments realizou 244 investimentos em startups e fundos por meio de suas estruturas de fundos internacionais. No período em análise, os fundos fizeram 46 novos investimentos e investimentos follow-on, e também realizaram oito saídas.

Bernd Hirsch, O Diretor Financeiro da Bertelsmann, afirma: "Dadas nossas medidas ativas contra o Coronavírus e a perspectiva de um trimestre final forte, estamos cada vez mais otimistas sobre nossos resultados para o ano de 2020".

Sobre a Bertelsmann

A Bertelsmann é uma empresa de mídia, serviços e educação que atua em cerca de 50 países no mundo todo. O conglomerado empresarial compreende o grupo televisivo RTL Group, o grupo de editoras de livros Penguin Random House, a editora de revistas Gruner + Jahr, a empresa de música BMG, a prestadora de serviços Arvato, o Bertelsmann Printing Group, o Bertelsmann Education Group e a rede internacional de fundos Bertelsmann Investments. Com 126 mil funcionários, a empresa registrou no exercício de 2019 um faturamento de 18 bilhões de euros. A Bertelsmann é sinônimo de espírito empreendedor e criatividade. Tal combinação viabiliza conteúdos de mídia da mais alta qualidade e soluções inovadoras em serviços que fascinam clientes em todo o mundo. A Bertelsmann tem como objetivo atingir a neutralidade climática até 2030.