Notícias | Berlim / Hamburgo / Gütersloh, 03/05/2019

Bertelsmann Content Alliance funda produtora Audio Alliance

A Bertelsmann Content Alliance está cada vez mais focada em ofertas de áudio e, para isso, acaba de fundar sua primeira joint venture: uma produtora voltada para conteúdo em áudio. A partir de 1° de maio, a Audio Alliance irá desenvolver e produzir todos os podcasts e ofertas de áudio sob demanda para os seis parceiros da Bertelsmann Content Alliance; Mediengruppe RTL Deutschland, RTL Radio Deutschland, UFA, Verlagsgruppe Random House, Gruner + Jahr, e BMG.

O objetivo é fazer com que o vasto conteúdo dessas empresas seja audível para um público amplo, na mais alta qualidade, e descobrir e desenvolver novos talentos. Podcasts exclusivos e cheios de personalidade e séries em formato de áudio já estão nos planos. Estes serão disponibilizados como streams ou para download na plataforma conjunta Audio Now, lançada em março deste ano como a nova plataforma de áudio central na Alemanha. O portal agrupa podcasts e conteúdo de áudio com curadoria de fornecedores alemães e internacionais, como "Spiegel" e "New York Times".

O centro de produção da Audio Alliance será em Berlim e a nova empresa usará as capacidades nacionais de produção das emissoras da RTL Radio Deutschland. Os formatos resultantes da Audio Alliance serão comecializados exclusivamente pela Ad Alliance, a aliança de marketing formada pela Mediengruppe RTL e a Gruner + Jahr. "Ao comercializar a nova oferta de áudio, estamos ampliando para anunciantes e agências, garantindo uma abordagem de mídia mais abrangente para os consumidores. Isso torna a Ad Alliance ainda mais atraente para nossos clientes", disse Matthias Dang, diretor executivo da Ad Alliance.

Mirijam Trunk foi nomeada diretor executivo da Audio Alliance. A radiojornalista, formada pelo German School of Journalism, atualmente trabalha para a Gruner + Jahr na gerência de publicação do News Group. Ela escreve para a "Stern" e trabalha como consultora para a gerência senior. Em sua nova função, Trunk reportará para Stephan Schmitter, CEO da RTL Radio Deutschland, responsável pelas atividades de áudio da Bertelsmann Content Alliance.

"A Audio Alliance transforma o conteúdo criado pela Bertelsmann Content Alliance em som. Se você gosta de histórias emocionantes e de alta qualidade, além de conteúdo exclusivo, com certeza você irá ouvir de nós", comenta Stephan Schmitter. Com a Mirijam Trunk, ele acrescenta, a Audio Alliance terá uma jovem jornalista ao seu comando que entende bem de bom conteúdo e sabe como emocionar as pessoas. "A plataforma Audio Now, a produtora Audio Alliance e o marketing da Ad Alliance destacam nossa ambição de desempenhar um papel de liderança no mercado de áudio alemão."

"A Bertelsmann Content Alliance é a número um na Alemanha em marketing e criação de conteúdo. Estamos trazendo esse poder para o mercado crescente de áudio. A Audio Alliance é um convite a todas as pessoas e criativas, dentro e fora da Bertelsmann, para desenvolver, produzir e comercializar seus podcasts e ofertas de áudio. O que faz dele um excelente exemplo de quais novas criações este consórcio pode trazer", comenta Julia Jäkel, presidente do Bertelsmann Content Alliance Board.