Notícias | Gütersloh, 10/05/2019

Bertelsmann concentrará seus valores em criatividade e empreendedorismo

  • Reunião do Comitê Administrativo em Gütersloh com mais de 500 participantes de 33 países
  • CEO da Bertelsmann, Thomas Rabe, apresentou as prioridades estratégicas para os próximos anos
  • Investimentos em conteúdos criativos em cerca de 6 bilhões de euros por ano

A Bertelsmann apresentou uma nova versão de seus valores corporativos. No futuro, eles estarão centralizados em criatividade e empreendedorismo. O Bertelsmann Essentials define o que diferencia o grupo internacional de mídia, serviços e educação e, portanto, constitui a pedra angular de sua cultura corporativa. A versão recém-desenvolvida dos valores foi apresentada na reunião do Comitê Administrativo, em Gütersloh, na qual participaram mais de 500 dos principais executivos internacionais do Grupo.

"A Bertelsmann significa criatividade e empreendedorismo. Esses valores são o que nos impulsiona. O aspecto crucial é o alto grau de liberdade empreendedora que oferecemos aos nossos colaboradores. Para que a criatividade e o empreendedorismo prosperem, é necessário um ambiente que promova diversidade, cooperação, comunicação, tomada de riscos e a disposição para cometer erros. Esses são fatores importantes para o sucesso na competição global pelos melhores conteúdos, produtos, serviços e talentos. Os novos valores reforçam nossa aspiração de ser um lar para mentes criativas e uma empresa de empreendedores", disse Thomas Rabe, Presidente e CEO da Bertelsmann.

Os valores do Grupo remontam aos princípios corporativos formulados na década de 60 pelo Reinhard Mohn, fundador da Bertelsmann no período do pós-guerra. A primeira versão foi publicada em 1998.

Immanuel Hermreck, Diretor de Recursos Humanos da Bertelsmann observou que a nova edição dos valores empresariais foi precedida por um processo que durou anos e envolveu todas as partes do Grupo. "Criatividade e empreendedorismo percorrem pelos 184 anos de história da Bertelsmann. Eles tornaram essa empresa forte, permitiram que ela crescesse internacionalmente e a capacitaram para continuar se transformando", disse Hermreck. "Nossos valores mostram o que nos torna únicos e melhores do que outras empresas: dar responsabilidade às pessoas, incentivá-las a decidir por si mesmas e a agir de acordo com suas iniciativas."

Uma das principais razões por trás desta última revisão dos valores da Bertelsmann é a transformação da empresa. Os novos valores também refletem a crescente relevância de tópicos como diversidade na sociedade e dentro das companhias.

Durante a reunião, Thomas Rabe apresentou medidas específicas para ancorar a criatividade e o empreendedorismo ainda mais firmemente no Grupo. Como parte da estratégia de crescimento da empresa, os investimentos em conteúdos e serviços premium locais serão expandidos nos próximos anos. A Bertelsmann gasta anualmente cerca de €6 bilhões de euros em conteúdo criativo. Desde 2011, a Bertelsmann investiu cerca de €5 bilhões na expansão empresarial de suas plataformas de crescimento, que agora respondem por cerca de um terço das receitas do Grupo.

Além disso, a Bertelsmann está cada vez mais centrada na colaboração e parcerias entre divisões e outros setores. Por exemplo, o acordo publicitário do Ad Alliance está em expansão para incluir novos parceiros; e a colaboração dentro do Grupo será intensificada na Alemanha sob a Bertelsmann Content Alliance. Outra maior parceria na área de dados também foi abordada na reunião.

Para promover inovação e eficiência, a Bertelsmann também expandirá as habilidades técnicas de seus colaboradores nas áreas da nuvem, dados e Inteligência Artificial, afirmou Thomas Rabe. Como parte disso, em março, o Grupo iniciou um programa para conceder 50 mil bolsas de estudo para cursos na plataforma de ensino online Udacity.

"A Bertelsmann é hoje uma empresa de crescimento rápido, mais digital, mais internacional e mais diversificada do que há alguns anos. Isso se deve aos vários avanços em nossas quatro prioridades estratégicas - fortalecimento do core-business, transformação digital, construção de plataformas de crescimento e expansão para regiões de crescimento. Continuaremos nesse caminho de sucesso, focando ainda mais em conteúdo premium local e ofertas de serviços de primeira classe em tecnologia e em alianças - tanto dentro do Grupo quanto com parceiros externos”, disse Thomas Rabe.

A reunião do Comitê Administrativo foi a terceira conferência dos principais executivos da Bertelsmann desde 2012 em sua sede, em Gütersloh. O encontro contou com mais de 500 participantes, dos quais um terço eram mulheres, de 33 países em seis continentes.

Sobre a Bertelsmann

A Bertelsmann é uma empresa de mídia, serviços e educação que atua em cerca de 50 países no mundo todo. O conglomerado empresarial compreende o grupo televisivo RTL Group, o grupo de editoras de livros Penguin Random House, a editora de revistas Gruner + Jahr, a empresa de música BMG, a prestadora de serviços Arvato, o Bertelsmann Printing Group, o Bertelsmann Education Group e a rede internacional de fundos Bertelsmann Investments. Com 117 mil colaboradores, a empresa registrou no exercício de 2018 um faturamento de 17,7 bilhões de euros. A Bertelsmann é sinônimo de espírito empreendedor e criatividade. Tal combinação viabiliza conteúdos de mídia da mais alta qualidade e soluções inovadoras em serviços que encantam clientes em todo o mundo.