Press Release | Gütersloh/Casablanca, 18/09/2018

A Bertelsmann e a Saham planejam criar um grupo líder de gerenciamento de relacionamento com clientes

Da esquerda para a direita: Thomas Mackenbrock (CEO da Arvato CRM Solutions), Moulay Mhamed Elalamy (porta-voz da Saham) e Thomas Rabe (presidente e CEO da Bertelsmann)
  • A Bertelsmann e a Saham planejam combinar seus respectivos negócios CRM globais 
  • Os parceiros de cada uma delas detêm 50 por cento da nova empresa
  • Presença global em 25 países; posicionamento de liderança de mercado na Europa, África e Oriente Médio
  • Estratégia de crescimento, investimentos significativos em expansões regionais mais profundas e serviços digitais para os clientes

A Bertelsmann e a Saham anunciaram o início de uma parceria em longo prazo e planejam combinar seus negócios mundiais de gestão de relacionamento com clientes (CRM). A nova empresa empregará cerca de 48.000 pessoas em 25 países, e gerará uma receita de aproximadamente € 1,2 bilhões.

Thomas Rabe, Presidente e CEO da Bertelsmann: “Estamos iniciando um novo capítulo dos negócios CRM da Arvato. A nova empresa terá posicionamentos de liderança de mercado na Europa, África e Oriente Médio, assim como uma forte presença nas Américas e na Ásia. Está planejado um investimento de centenas de milhões de euros nos próximos anos, com o intuito de realizar mais expansões da sua influência regional e aumentar suas capacidades e serviços digitais para seus clientes”.

“Temos uma enorme consideração pela Saham e por seus fundadores, uma família de excelentes empreendedores e construtores de negócios. A Saham tem sido uma excelente parceira da Bertelsmann desde 2004, com um profundo conhecimento em CRM”.

Moulay Mhamed Elalamy, porta-voz da Saham: “Nosso Grupo testemunhou durante anos a forte visão e a qualidade da equipe de gerenciamento da Bertelsmann. Assim, estamos muito satisfeitos em entrarmos em um novo nível de parceria, mais elevado, com a Bertelsmann. Juntos, temos um compromisso total com o investimento em longo prazo no crescimento, expansão da nossa influência regional, disponibilização de soluções digitais e criação de empregos. A nova empresa estará bem posicionada para participar no forte crescimento dos mercados mundiais de CRM, particularmente para as empresas digitais, os provedores de serviços de telecomunicação e as instituições financeiras”.

A nova empresa terá cerca de 25.000 funcionários em 10 países europeus, nomeadamente na França, Alemanha, Espanha, Portugal, Irlanda, Países Baixos, Polônia, Romênia, Geórgia e Estônia. Adicionalmente, terá 14.000 funcionários no Egito, Marrocos, Senegal, Costa do Marfim, Togo, Qatar e Arábia Saudita, e 9.000 funcionários na Ásia (Índia, Filipinas e Malásia) e nas Américas (Canadá, EUA, México, Peru e Colômbia). Seu portfólio de clientes incluirá empresas blue chip de todo o mundo, incluindo muitas das maiores empresas da área tecnológica. 

O presidente do conselho da nova empresa será indicado pela Saham. O CEO, nomeado pela Bertelsmann, será Thomas Mackenbrock. 

Após muitos anos trabalhando para a McKinsey, Thomas Mackenbrock iniciou sua carreira na Bertelsmann em 2006 e trabalhou para esta em várias posições de gerenciamento sênior. Outras nomeações serão anunciadas dentro de algum tempo. 

A conclusão da transação está sujeita a aprovações regulamentares e ao processo de consulta ao representante dos funcionários. Espera-se que a nova empresa esteja formada até janeiro de 2019. 

Sobre a Bertelsmann 

Bertelsmann é uma empresa de mídia, serviços e educação que opera em cerca de 50 países ao redor do mundo. Inclui o RTL Group de emissoras, a editora literária Penguin Random House, a editora de revistas Gruner + Jahr, a gravadora BMG, o provedor de serviços Arvato, o Bertelsmann Printing Group, o Bertelsmann Education Group e o Bertelsmann Investments, uma rede internacional de fundos. A empresa tem 119.000 funcionários e gerou uma receita de €17,2 bilhões no ano financeiro de 2017. A Bertelsmann é conhecida pelo seu empreendedorismo e por sua criatividade.  Esta combinação proporciona conteúdo de mídia de primeira classe e soluções inovadoras que inspirarão os clientes ao redor do mundo.

Sobre a Saham

O Saham Group é um grupo pan-africano que opera em serviços de valor agregado como cuidados de saúde, mercado imobiliário, educação e serviços de outsourcing. Também criou um grupo de seguros líder na África, avaliado em USD 2 bilhões e vendido recentemente ao Sanlam Group. O grupo foi criado em 1995 e tem operado em 27 países por todo o Oriente Médio e África. O Saham Group teve um faturamento de USD 1,4 bilhões em 2017 e emprega mais de 16.000 pessoas. A divisão de outsourcing do Saham Group oferece uma plataforma moderna, em vários idiomas, e opera em sete países, com mais de 14.000 funcionários. Os valores do Saham Group estão direcionados para o foco no cliente e para a excelência operacional.