A Bertelsmann em um relance

A Bertelsmann é uma empresa de mídia, serviços e educação que atua em cerca de 50 países no mundo todo. O conglomerado empresarial compreende o grupo televisivo RTL Group, o grupo de editoras de livros Penguin Random House, a editora de revistas Gruner + Jahr, a empresa de música BMG, a prestadora de serviços Arvato, o Bertelsmann Printing Group, o Bertelsmann Education Group e a rede internacional de fundos Bertelsmann Investments. Com 126 mil funcionários, a empresa registrou no exercício de 2019 um faturamento de 18 bilhões de euros. A Bertelsmann é sinônimo de espírito empreendedor e criatividade. Tal combinação viabiliza conteúdos de mídia da mais alta qualidade e soluções inovadoras em serviços que fascinam clientes em todo o mundo. A Bertelsmann tem como objetivo atingir a neutralidade climática até 2030.

RTL Group: Entretenimento de qualidade em todos os canais

O RTL Group é uma das empresas líderes em negócios de transmissão, conteúdo e digitais, com participações em 68 emissoras de TV, 8 plataformas de streaming e 30 estações de rádio, em produtoras em todo o mundo e negócios digitais em crescimento dinâmico. Os negócios de televisão do RTL Group englobam RTL Television na Alemanha, M6 na França e a emissora RTL nos Países Baixos, Bélgica, Luxemburgo, Croácia e Hungria, bem como Antena 3 na Espanha. O carro-chefe das estações de rádio do RTL Group é a RTL na França; além disso, o grupo tem participações em outras emissoras na França, na Alemanha, na Bélgica, na Espanha e em Luxemburgo.

A Fremantle, produtora de conteúdo do RTL Group, é uma das maiores criadoras, produtoras e distribuidoras de conteúdo fictício e não fictício do mundo. Combinando os serviços de streaming das famílias de emissoras (como TV Now, 6play e Videoland) e as redes multicanais BroadbandTV, Divimove e United Screens, bem como os mais de 300 canais no YouTube da Fremantle, o RTL Group tornou-se a empresa europeia de mídia líder no segmento de vídeos on-line. O RTL Group também é proprietário das empresas de tecnologia de publicidade Smartclip e SpotX. A RTL AdConnect é a distribuidora internacional do RTL Group.

Com participação de mais de 75%, a Bertelsmann é acionista majoritária do RTL Group.

Penguin Random House: líder mundial em edição de livros

Com mais de 300 editoras de livros independentes em seis continentes, mais de 15 mil novas publicações e mais de 600 milhões de livros impressos, digitais e audiolivros vendidos por ano, a Penguin Random House é o maior grupo editorial do mundo. A empresa tem mais de 10 mil funcionários em 20 países. Ela publica títulos nas áreas de ficção, não ficção e de literatura infantil e juvenil, em todos os formatos e principalmente em inglês e espanhol.

Seu rol de autores conta com mais de 80 laureados pelo prêmio Nobel e centenas dos autores mais lidos do mundo. A Penguin Random House dedica-se à missão de incentivar o prazer da leitura no mundo todo e ajudar seus autores a atingir o maior público possível.

A Bertelsmann detém 75% de participação na Penguin Random House, enquanto a Pearson detém 25%.

O grupo editorial alemão Random House em Munique não pertence legalmente à Penguin Random House, mas está sob a mesma gestão empresarial e faz parte da sua divisão Penguin Random House.

Gruner + Jahr:  Páginas e mais páginas de jornalismo de qualidade

A Gruner + Jahr é uma das editoras de revistas premium de maior relevo na Europa. Suas publicações incluem marcas estabelecidas como Stern, Geo, Brigitte, Essen & Trinken e Schöner Wohnen – e ainda marcas jovens como Chefkoch, Barbara, Beef e 11 Freunde. Ao todo, a Gruner + Jahr publica cerca de 500 produtos de mídia impressa e digital em mais de 20 países. Também comercializa produtos e licenças, como a coleção Schöner Wohnen. Suas atividades se concentram na Alemanha e na França, onde a Prisma Media é uma das editoras de maior alcance.

Os negócios digitais são responsáveis por um quarto do seu faturamento e vêm crescendo fortemente. As ofertas digitais ocupam posições de liderança em todos os segmentos de publicações, desde notícias até pessoas e estilo de vida. No marketing digital, a G+J opera a plataforma internacional AppLike e detém participações na líder mundial em publicidade nativa Outbrain. A Territory, a agência de comunicação líder em conteúdo de marca na Alemanha, é membro da G+J. A editora com sede em Hamburgo também detém participação majoritária no grupo de mídia DDV em Dresden (do jornal Sächsische Zeitung) e tem participação no Grupo Spiegel (Spiegel, Manager Magazin).

A Gruner + Jahr pertence 100% à Bertelsmann.

BMG: Novo modelo de empresa musical para compositores e artistas da era digital

Fundada em 2008, a BMG é hoje a quarta maior gravadora do mundo e, há décadas, o primeiro novo player global capaz de se estabelecer no segmento de selos de gravação. Os valores fundamentais da BMG – imparcialidade, transparência e serviço – lhe garantem uma vantagem competitiva decisiva. Através de uma plataforma tecnológica integrada de última geração, a BMG negocia no mundo todo os direitos de publicação e de gravação, tradicionalmente separados, a partir de uma única fonte. Outros serviços incluem as áreas de música de produção, filmes e livros.

Com 19 escritórios em 12 mercados principais de música, a BMG representa mais de três milhões de títulos e gravações, incluindo muitos dos mais renomados e bem-sucedidos artistas, compositores e catálogos de música. O objetivo da BMG é ser o melhor parceiro para artistas e compositores na gestão e comercialização dos seus direitos musicais, além do compromisso de agregar valor real às suas carreiras.

A BMG pertence 100% à Bertelsmann.

Arvato: tudo de uma só vez 

A Arvato é uma empresa de serviços de atuação internacional que desenvolve e implementa soluções inovadoras para clientes empresariais no mundo todo. Elas incluem soluções de gestão da cadeia de suprimentos, serviços financeiros e de TI e são continuamente desenvolvidas com foco em inovações em automação e dados/análise. Empresas renomadas dos mais diversos segmentos no mundo todo apostam no portfólio de soluções da Arvato – desde provedores de telecomunicações e energia elétrica, passando por bancos e seguradoras, até fornecedores de comércio eletrônico, TI e internet. A Arvato pertence 100% à Bertelsmann. O segmento de serviços também inclui o grupo empresarial Majorel, no qual a Bertelsmann detém 50% das ações.

Arvato is an internationally active services company that develops and implements innovative solutions for business customers from around the world. These include SCM solutions, financial services and IT services, which are continuously developed with a focus on innovations in automation and data/analytics. Globally renowned companies from a wide variety of industries – from telecommunications providers and energy providers to banks and insurance companies, e-commerce, IT and Internet providers – rely on Arvato’s portfolio of solutions. Arvato is wholly owned by Bertelsmann. The services business also includes the Majorel group of companies, in which Bertelsmann owns 50 percent of shares.

Bertelsmann Printing Group: um gigante da impressão

O Bertelsmann Printing Group reúne todas as atividades de impressão da Bertelsmann. Incluem-se aqui as gráficas offset alemãs Mohn Media, GGP Media e Vogel Druck, as atividades de rotogravura da Prinovis na Alemanha e na Grã-Bretanha, assim como as gráficas offset e digitais Berryville Graphics, Coral Graphics e OPM nos EUA. O grupo reúne uma ampla gama de ofertas de impressão e serviços. Campaign, DeutschlandCard e o Dialogue Business também fazem parte do Bertelsmann Printing Group. A divisão da Bertelsmann também inclui a agência de publicidade MBS, o RTV Media Group e a Sonopress. O Bertelsmann Printing Group pertence 100% à Bertelsmann.

Bertelsmann Education Group: moldando o aprendizado do século XXI

O Bertelsmann Education Group reúne as atividades educacionais da Bertelsmann. Com ofertas e serviços educacionais digitais nas áreas de saúde, tecnologia e pedagogia, o Grupo persegue o objetivo de criar a aprendizagem do século XXI. Para isso, busca parcerias duradouras com instituições educacionais excepcionais que compartilham a visão, a mentalidade e os valores do Grupo. O Bertelsmann Education Group emprega seu capital e sua expertise no ramo e em liderança, assim como sua ampla rede internacional, para ajudar a criar empresas educacionais de ponta com valor duradouro. O Bertelsmann Education Group pertence 100% à Bertelsmann.

Bertelsmann Investments: Plataformas de Investimento Internacionais 

A Bertelsmann Investments (BI), o braço global de capital de risco da Bertelsmann, reúne quatro fundos: Bertelsmann Asia Investments (BAI), Bertelsmann India Investments (BII), Bertelsmann Brazil Investments (BBI) e Bertelsmann Digital Media Investments (BDMI), com foco nos EUA e na Europa. A BI também participa de fundos selecionados no Sudeste Asiático e na África, entre outros, e de fundos focados em novas tecnologias.

Até agora, a Bertelsmann Investments já investiu mais de um bilhão de euros em mais de 250 empresas e fundos inovadores. A iniciativa Bertelsmann Investments Digital Partners facilita a cooperação entre startups e todas as empresas da Bertelsmann para impulsionar ainda mais a digitalização dos negócios.