Notícias | Berlim, 25/08/2017

UFA Film Nights: o poder das imagens

Nico Hofmann, Maria Furtwängler, Wolf Bauer e Thomas Rabe

Na era de comunicações de massa, expressar-se sem usar as palavras é uma arte. Talvez seja por isso que os filmes mudos ainda são tão atraentes até hoje. Eles contam histórias por meio do poder das imagens e das emoções provocadas pela música que os acompanham. Além de ser um meio que diverte e desacelera, ao mesmo tempo é uma obra de arte que dá nova vida ao passado, mostrando ao espectador os primeiros precursores dos famosos blockbusters.

A viagem de volta às raízes do cinema moderno não perdeu seu fascínio, como mostrou a abertura da da 7ª UFA Film Nights, em Berlim. Mais de 800 amantes da cultura cinematográfica se reuniram no Museum Island, no coração da capital alemã, para testemunhar o primeiro ato do filme mudo apresentado pela Bertelsmann e pela UFA. O evento foi mais especial pelo fato de que marcava o centenário da UFA, a principal produtora de filmes da Alemanha.

Uma estreia mundial na primeira noite

Ao ar livre, em frente ao cenário iluminado do museu Kolonnadenhof, o público aproveitou a obra-prima do diretor Georg Wilhelm Pabst "Die Liebe der Jeanne Ney" (1927), baseado no romance homônimo de Ilja Ehrenburg, que apresenta a odisseia de uma jovem após a revolução russa de 1917. Pela primeira vez os espectadores puderam ver o filme - uma combinação de melodrama e suspense político – em uma versão reconstruída e digitalizada. A orquestra WDR Funkhausorchester Köln, sob a direção de Frank Strobel, foi responsável pelo acompanhamento musical ao vivo da estreia mundial do filme. Quando a última cena desapareceu na tela, os sons dos instrumentos foram revelados pelo alto aplauso do público. Um bom começo para o festival.


"Marca poderosa"

Rabe aproveitou a oportunidade para agradecer a Wolf Bauer, que sairá do cargo de co-CEO da UFA no final de agosto, por sua paixão, entusiasmo e curiosidade desde que assumiu o posto em 1991."Estabelecemos uma marca poderosa com o UFA Film Nights e agradeço à Bertelsmann por seu grande apoio durante todos esses anos", disse Bauer, completando que está muito feliz que cada vez mais filmes mudos estão sendo redescobertos, restaurados e acessíveis a um público amplo com a ajuda da Bertelsmann e da Fundação Friedrich Wilhelm Murnau. "Meu coração bate pelas UFA Film Nights", finalizou Bauer.

Nico Hofmann, que em breve será o único a frente da UFA, disse estar muito feliz com o fato de as UFA Film Nights se tornarem uma marca popular em Berlim. “Esta série de eventos oferece uma plataforma altamente visível para a inovação estética e técnica exclusiva da cinematografia de Weimar". O diretor Wim Wenders, um dos ilustres convidados da noite, não escondeu sua simpatia pelos filmes mudos. "O cinema de hoje nasceu a partir dele”, comentou.

"Linguagem em imagens que desejamos"

Com o filme "Die Liebe der Jeanne Ney", a atriz Maria Furtwängler foi a apresentadora da primeira noite de exibição. "É uma grande honra e alegria apresentar o evento de abertura do UFA Film Nights. Os criadores de filmes mudo tiveram que confiar inteiramente no poder das imagens e acredito que isso é um grande fascínio que derivamos das obras de hoje. Descobrimos nela um idioma de imagens que talvez até desejássemos”, disse.

Além de Furtwängler, a lista de convidados inclui outros atores e atrizes como Oliver Wnuk, Inka Friedrich e Lisa Martinek. Dois convidados tiveram uma conexão muito especial com os filmes mudos: Nicola Lubitsch, única filha de Ernst Lubitsch e Christoph Kunheim, filho da atriz Brigitte Helm, que atuou como Maria em "Metropolis". Para Nicola Lubitsch foi uma noite muito especial, como disse aos ouvintes: "Este ano marca o 70º aniversário da morte de meu pai. É importante manter os filmes dessa época, graças, em parte, a eventos como este. Eu amo o que a Bertelsmann e a UFA conseguiram criar aqui".


Mais exibições em Bruxelas e Paris

As exibições dos filmes mudos têm sido muito aclamadas a nível internacional também. Este ano, a Bertelsmann já apresentou o clássico "Varieté" restaurado no Festival de Cinema Alemão de Madri. Depois de Berlim, o UFA Film Nights 2017 viajará para Bruxelas de 21 a 23 de setembro e para Paris em 10 de outubro.