Notícias | Gütersloh, 07/04/2017

“Inspirando pessoas. Moldando o futuro”

Há 40 anos, a Bertelsmann Stiftung (Fundação Bertelsmann) vem trabalhando, desde sua sede, em Gütersloh, Alemanha, para promover a participação social de todas as pessoas sempre fiel ao seu lema “Inspirando pessoas. Moldando o futuro”. A organização começou o seu trabalho em 14 de março de 1977. 40 anos depois, este dia marca o início de um ano de comemorações durante o qual inúmeros eventos e campanhas servirão para recordar o trabalho focado nas pessoas e na sociedade, além de fornecer uma perspectiva sobre o futuro.

Desde o começo, a Fundação busca capacitar pessoas com a finalidade de assumirem responsabilidade pela sociedade, desenvolver seus talentos e habilidades e remover os obstáculos. Reinhard Mohn sempre acreditou que a riqueza financeira deve implicar em responsabilidade social. "Acredito que, como empresário e como a Constituição diz, usando os bens de alguém, temos uma obrigação para com a sociedade", disse o fundador. Na continuação do trabalho do marido, Liz Mohn, vice-presidente da Bertelsmann Stiftung, acrescenta: "queremos usar a Fundação para impulsionar a mudança social. Nossos horizontes se estendem para além das fronteiras de nosso país - queremos e precisamos aprender com o mundo. E nosso foco está sempre nas pessoas."

Uma instituição independente e não partidária de líderes intelectuais

Em 1977, a Fundação começou seu trabalho em Gütersloh e transformou-se rapidamente em uma instituição independente e não partidária de líderes intelectuais. Hoje, 380 funcionários trabalham com parceiros para desenvolver e implementar medidas eficazes e praticáveis em 60 projetos. Eles descobrem as melhores ideias e conceitos em um diálogo aberto e contínuo. Desde 1977, atuam na Alemanha e em um contexto global para melhorar a educação, moldar a democracia, desenvolver a sociedade, incentivar a saúde, promover a cultura e fortalecer os negócios. A Fundação procura bons exemplos em todo o mundo e, da mesma forma, introduz ideias e sugestões no âmbito internacional. É a abordagem de Reinhard Mohn de "aprender com o mundo". Nos últimos 40 anos, foram criadas organizações independentes com as quais a Fundação coopera estreitamente (CHE Gemeinnütziges Centrum für Hochschulentwicklung GmbH, Weisse Liste gGmbH, PHINEO gAG, Unternehmen für die Region eV, Fundação dos Fundadores gGmbH, Stadtbibliothek Gütersloh GmbH e outros).

Apesar do crescente populismo e da desigualdade social no mundo, a equipe da Bertelsmann Stiftung espera por novos desafios. "É reconfortante observar que todas as mudanças na sociedade sempre trouxeram prosperidade, períodos cada vez mais longos de paz, saúde e educação cada vez melhor. O espírito humano sempre se esforçará para melhorar", ressalta Aart de Geus, CEO da Fundação.