Press Release | Gütersloh, 09/11/2017

Em nove meses, Bertelsmann aumenta o lucro do grupo para cerca de 700 milhões de euros

  • Receitas aumentam para 12,1 bilhões de euros
  • Negócios em crescimento contribuem com 32 por cento
  • EBITDA operacional tem alta de 1,6 bilhão de euros
  • Aumento de participação na Penguin Random House concluído em outubro

Nos primeiros nove meses de 2017, a Bertelsmann registrou desempenho positivo, com crescimento de receita e EBITDA operacional recorde e lucros recordes.

A companhia internacional de mídia, serviços e educação aumentou suas receitas em 1,3 por cento em relação ao mesmo período do ano passado: 12,1 bilhões de euros (no ano anterior, foram 12 bilhões de euros). Os negócios estratégicos e em crescimento da Bertelsmann foram importantes neste desenvolvimento: as atividades digitais do RTL Group continuaram sua dinâmica expansão, aumentando em torno de 30 por cento para 560 milhões de euros. A BMG cresceu 29 por cento; o Bertelsmann Education Group registrou crescimento de 38 por cento. No total, as empresas em expansão agora representam 32 por cento (ano anterior: 29 por cento) do lucro líquido total.

Apesar de um extraordinário efeito positivo de 43 milhões de euros registrado pelo Grupo RTL no ano anterior, o EBITDA operacional atingiu recorde de 1.640 milhões de euros (ano anterior: 1.630 milhões de euros). A margem EBITDA, de 13,5 por cento, manteve o alto nível do ano anterior (13,7 por cento). Nos primeiros nove meses, as perdas iniciais resultantes do investimento em negócios digitais e em startups totalizaram 54 milhões de euros apenas para o RTL Group e Bertelsmann Education Group.

Até 30 de setembro, os lucros do grupo Bertelsmann totalizaram 694 milhões de euros, 6,4% a mais do que no ano anterior (652 milhões de euros). Desta forma, os lucros estabelecem um recorde sem levar em conta a venda de empresas. Com os ganhos de capital no valor de 69 milhões de euros, o fundo de capital de risco Bertelsmann Asia Investments (BAI) voltou a contribuir significativamente para os lucros.

"O ano de 2017 caminha de forma muito positiva para a Bertelsmann. Nos primeiros nove meses, aumentamos ainda mais a dinâmica de nosso crescimento. O bom desempenho do negócio é acompanhado de progressos na implementação de nossa estratégia”, afirmou o presidente e CEO da Bertelsmann, Thomas Rabe. “Com o aumento da nossa participação na Penguin Random House, temos a maioria estratégica em cada uma das nossas divisões corporativas: controlamos 75 por cento do RTL Group e da Penguin Random House e cem por cento das outras divisões. A Bertelsmann está se tornando cada vez mais uma empresa de rápido crescimento, mais digital, mais internacional e mais diversificada. Continuaremos avançando por esse caminho", completa.

O Grupo RTL continuou a expandir suas produções e negócios digitais nos últimos meses e adquiriu recentemente todas as ações da empresa de tecnologia de publicidade SpotX, com sede em Denver. O grupo anunciou que vai fundir as empresas SpotX e Smartclip até o final de 2018 com o objetivo de criar uma plataforma de monetização global. Além disso, os negócios do RTL Group em seus mercados centrais, Alemanha e França, evoluíram consideravelmente melhor do que os respectivos mercados de publicidade de TV, crescendo principalmente no terceiro trimestre.

Nos primeiros nove meses, 346 títulos da Penguin Random House entraram para as listas de best-sellers do York Times, 45 delas na primeira posição. Os negócios espanhóis da editora internacional foram expandidos pela aquisição do grupo Ediciones B.

Entre outras realizações, o Gruner + Jahr lançou a nova revista "Hygge" e continuou a expandir a empresa ad-tech AppLike. Além disso, o G+J continuou a aumentar sua concentração em seus mercados centrais, Alemanha e França, por meio da venda anunciada da subsidiária holandesa Gruner + Jahr Media.

A BMG realizou uma série de aquisições que incluíram a compra de vários catálogos; incluindo a Immediate Music, um dos principais produtores independentes de música dos EUA para propaganda e filmes. Além disso, a BMG assinou contratos com John Fogerty, que faz parte do Hall of Fame do Rock'n'Roll, e com Chrissie Hynde, fundadora da The Pretenders.

Os negócios da Arvato, uma divisão especializada na prestação de serviços, foram fortalecidos graças à aquisição de novos clientes e à renovação de renovação de contratos-chave. A Arvato SCM Solutions expandiu sua sede de logística em Gütersloh e continuou a promover sua expansão internacional nos Estados Unidos e na Holanda. A Arvato Financial Solutions continuou a expandir seus negócios internacionais com a aquisição da participação majoritária na empresa brasileira de serviços financeiros Intervalor. As impressoras do Bertelsmann Printing Group registraram uma boa taxa de utilização de sua capacidade.

No Bertelsmann Education Group, o fornecedor de educação online Relias expandiu ainda mais suas ofertas e agora possui mais de 6.500 clientes em todo o mundo. O provedor de e-learning Udacity expandiu seus negócios com novas ofertas em nanodegree, incluindo cursos de programação para carros autônomos. Atualmente, a Udacity tem cerca de 50 mil alunos. 

A rede de fundos que compõe a divisão Bertelsmann Investments realizou mais de 30 investimentos internacionais em novas empresas e também na expansão de participações já existentes, como as empresas digitais indianas Treebo e Lendingkart. No total, o Bertelsmann Investments detém mais de 160 participações.

"A Bertelsmann manterá sua política de financiamento, mesmo depois de completar o aumento da participação da Penguin Random House em outubro de 2017”, disse Bernd Hirsch, CFO da Bertelsmann. “Estamos otimistas quanto à evolução do negócio durante este ano. Esperamos aumentar ainda mais as receitas, continuar com uma alta rentabilidade operacional e lucros corporativos de mais de um bilhão de euros".

Visão geral dos números (em milhões de euros)

 

 Jan 1, 2017 -
Set 30, 2017
Jan 1, 2016 -
Set 30, 2016
Receitas12,11911,963
EBITDA operacional das divisões
Corporate / Consolidações
EBITDA Operacional
1,672
(33)
1,639
1,698
(65)
1,633
Itens extraordinários(31)(77)
EBIT (resultado antes de juros e impostos)1,1271,094
Resultado financeiro(154)(176)
Lucros antes de impostos973918
Imposto de renda(278)(267)
Lucro após impostos de operações contínuas695651
Lucro após impostos das operações descontinuadas(1)1
Lucro ou prejuízos do Grupo694652
 
Investimentos (incluindo dívida financeira assumida)

 
949
 
884
 Saldo em
30/9/2017
Saldo em
31/12/2016
Endividamento6,2715,913

Sobre a Bertelsmann

A Bertelsmann é uma empresa de mídia, prestação de serviços e educação que atua em cerca de 50 países no mundo todo. O conglomerado empresarial compreende o grupo televisivo RTL Group, o grupo de editoras de livros Penguin Random House, a editora de revistas Gruner + Jahr, a empresa de música BMG, a prestadora de serviços Arvato, o Bertelsmann Printing Group, o Bertelsmann Education Group e a rede internacional de fundos Bertelsmann Investments. Com 116 mil colaboradores, a empresa registrou no exercício de 2016 um faturamento de 17 bilhões de euros. A Bertelsmann aposta na criatividade e no espírito empreendedor. Tal combinação viabiliza conteúdos de mídia da mais alta qualidade e soluções inovadoras em serviços que encantam clientes em todo o mundo.