Press Release | Gütersloh, 01/02/2018

Bertelsmann avalia opções estratégicas para negócios de CRM da Arvato

  • Revisão acontece como parte da estratégia corporativa da Bertelsmann
  • As opções incluem parcerias, tanto para venda total quanto parcial
  • O negócio de CRM nos territórios que falam a língua francesa continuará a ser gerenciado pela Bertelsmann
  • Thomas Rabe, CEO da Bertelsmann: "Queremos fortalecer de forma sustentável nossos negócios de CRM"

A Bertelsmann começará a avaliar várias opções para o desenvolvimento da divisão Customer Relationship Management (CRM) de sua subsidiária de serviços, a Arvato. O Conselho de Supervisão e o Conselho Executivo da empresa internacional de mídia, serviços e educação decidiram hoje iniciar o processo. As opções que estão sendo revisadas incluem parcerias, bem como venda total ou parcial dos negócios de CRM. O negócio Arvato CRM nos territórios que falam a língua francesa é excluído deste processo estratégico e continuará a ser gerido pela Bertelsmann. O processo deverá demorar alguns meses.

Thomas Rabe, presidente e CEO da Bertelsmann, disse: "A Bertelsmann está buscando uma estratégia corporativa voltada para transformação e crescimento. Isso tornou nossa empresa significativamente mais dinâmica, mais digital, mais internacional e mais diversificada do que era há alguns anos. A participação de receita de empresas potenciais, nas quais investimos mais de 4 bilhões de euros desde 2011, aumentou de 20% para mais de 30% e deverá representar 40% no médio prazo. Como parte desta estratégia corporativa, agora estamos revisando várias opções para os negócios CRM da Arvato, incluindo parcerias, tanto de venda total quanto parcial. Nosso objetivo é fortalecer de forma sustentável os negócios de CRM da Arvato, que têm um grande potencial ".

Thomas Rabe ainda afirmou: "Os negócios de CRM da Arvato estão crescendo de forma lucrativa e atendem clientes renomados em indústrias como TI e alta tecnologia, telecomunicações, assim como em bancos e seguros. Eles detêm posições de liderança no mercado e oferecem maior potencial de crescimento. Nos últimos anos, investimos significativamente em nossos negócios de CRM, entre outros, na transformação digital. Estamos convencidos de que o processo que está começando agora irá destacar novas oportunidades para o desenvolvimento a longo prazo dos negócios de CRM e que esse negócio tem interesse para diversos parceiros externos potenciais. Ao longo do processo, continuaremos conscientes de nossa responsabilidade em relação aos nossos funcionários, assim como aos nossos clientes nesse mercado. O negócio de CRM de língua francesa foi desenvolvido com sucesso por um parceiro por anos e continuará a ser administrado pela Bertelsmann no futuro ".

A Arvato CRM Solutions é uma das quatro unidades de negócios da Arvato junto com a Arvato SCM Solutions (serviços de Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos), Arvato Financial Solutions (serviços financeiros) e Arvato Systems (serviços de TI). A Arvato CRM fornece uma gama completa de serviços de Gerenciamento de Relacionamento com o Cliente, incluindo centros de entrega de serviços com soluções como chats ao vivo, procedimentos de identificação de vídeo e a moderação dos canais de mídia social. À exceção do negócio de língua francesa, o grupo emprega cerca de 36 mil pessoas em mais de 90 locais em todo o mundo e oferece soluções de serviços em mais de 30 idiomas. Em 2017, o grupo gerou receita de cerca de 1 bilhão de euros fora dos territórios falantes da língua francesa.

Sobre a Bertelsmann

A Bertelsmann é uma empresa de mídia, prestação de serviços e educação que atua em cerca de 50 países no mundo todo. O conglomerado empresarial compreende o grupo televisivo RTL Group, o grupo de editoras de livros Penguin Random House, a editora de revistas Gruner + Jahr, a empresa de música BMG, a prestadora de serviços Arvato, o Bertelsmann Printing Group, o Bertelsmann Education Group e a rede internacional de fundos Bertelsmann Investments. Com 116 mil colaboradores, a empresa registrou no exercício de 2016 um faturamento de 17 bilhões de euros. A Bertelsmann aposta na criatividade e no espírito empreendedor. Tal combinação viabiliza conteúdos de mídia da mais alta qualidade e soluções inovadoras em serviços que encantam clientes em todo o mundo.