Notícias | Hamburgo, Harsewinkel, Munique, Rostock, São Paulo, Cingapura, Springe, Tallinn, 22/09/2017

"be green Day" na Bertelsmann

"A sua contribuição também conta! - Juntos pela proteção climática e ambiental". Com este lema, espalhados por 19 países, mais de 60 escritórios da Bertelsmann organizaram o "be green Day" desde o lançamento da campanha, em abril deste ano. Aqui, apresentamos algumas das atividades que acontecem até novembro de 2017.

Diversas atividades ao redor do mundo

Em Hamburgo, nossos colegas da Gruner + Jahr realizaram o "be green Day" na semana passada. O dia da ação começou com uma breve apresentação do blogueiro Luise Rosemeier sobre "Zero Waste" - um modo de vida que visa produzir o menor lixo possível no dia a dia.

Depois, no "be green market", formado por stands de informações no lobby do escritório do G+J, os colaboradores puderam aprender mais sobre outros tópicos, desde mobilidade até novos conceitos para evitar lixo. Entre os convidados estavam as empresas de compartilhamento de carros Car2Go e DriveNow, o produtor de bebidas Lemonaid, a "loja sem embalagem" Stückgut, bem como a equipe de esporte da G+J e a assossiação "Geo schützt den Regenwald" (Geo protege a floresta tropical).

Para marcar o "be green Day", a "Greenport", intranet do G+J, organizou uma competição em que os colaboradores foram convidados a enviar fotos de seus escritórios sem o uso de papel. Os vencedores do receberam um voucher Stückgut de 200 Euros. No almoço, o restaurante serviu pratos especiais para celebrar o "be green Day".

No Brasil, o Centro Corporativo em São Paulo celebrou o "be green Day" no dia 31 de agosto e, ao mesmo tempo, foi declarado o "Dia sem impressão", para reduzir o consumo de papel no escritório. Além disso, os colaboradores vão coletar livros ao longo do mês de setembro e os doarão para uma das instituições apoiadas pela Bertelsmann Brasil. A proteção do meio ambiente e do clima é também uma questão importante no Centro Corporativo brasileiro: graças à instalação da tecnologia necessária para a realização de videoconferências, o número de vôos domésticos foi reduzido consideravelmente em São Paulo em seis meses, o que não só reduz as despesas, mas também contribui de forma sustentável para a proteção do meio ambiente. A reciclagem de cápsulas de papel e café, bem como o fato de que aproximadamente metade dos funcionários caminham para o trabalho e pararam de usar garrafas e copos de plástico, mostram que cada pessoa pode fazer uma contribuição diária para a questão da proteção climática e ambiental.

Em Cingapura, os colegas da Arvato SCM comemoraram o "be green Day" no dia 18 de agosto, quando ajudaram a limpar a praia no Parque Nacional Pasir Ris.

Na Alemanha, 12 de julho foi um dia particularmente verde para o Verlagsgruppe Random House, em Munique. Durante o dia da ação, foram realizadas conversas e discussões sobre diferentes temas em toda a sede da editora. A empresa Climate Partner mostrou de forma impressionante como a proteção climática pode ser integrada no core business. Com a ajuda de uma calculadora de CO2, foi determinado os níveis de emissões gerados durante a produção de livros e como estes podem ser compensados ao apoiar diferentes projetos para abrandar as mudanças climáticas. Um destaque especial foi o "passeio de abelha", onde os colaboradores tiveram a oportunidade de conhecer esses pequenos insetos.

A Arvato Direct Services Rostock, organizou dois "be green Day": o primeiro dia, 12 de julho, os colaboradores plantaram ervas que foram colhidas e provadas na segunda data, 13 de setembro. Juntos, os funcionários prepararam um café da manhã com queijo cottage e ervas, salada, espetinhos de vegetais e chá de menta.

Os colegas da Arvato Direct Services Springe, também planejaram várias ações: o início de uma série de atividades foi a introdução, em 11 de setembro, de um novo sistema de separação de resíduos.

Em parceria com a organização ambiental WWF, a Arvato SCM Harsewinkel, comemorou seu "be green Day" em 12 de setembro. Ao meio dia, os representantes da WWF deram duas palestras sobre o consumo de recursos e a questão de como as pessoas podem ajudar o planeta sem esforço. Antes e depois das palestras, copos de café reutilizáveis de alta qualidade podiam ser comprados por um euro. A companhia arcou com os custos remanescentes e também fez uma doação ao projeto "Preserving Domestic Diversity" da WWF. A equipe de restaurantes do Grupo também participou ativamente, oferecendo um menu de almoço verde.

Em maio, a Arvato CRM Estonia celebrou um "be green Day", quando plantou mil árvores em cooperação com o centro florestal estadual. A empresa também doou um euro por árvore para um projeto de habitação que cuida de jovens educadamente desfavorecidos.