Notícias | 23/03/2018

Aproveitando sinergias nas empresas de música

Quando as pessoas pensam em música na Bertelsmann, a BMG é provavelmente a primeira coisa que vem à mente. Mas, na verdade, a música desempenha um papel importante em outras divisões também. No geral, os negócios relacionados à música na Bertelsmann geram mais de meio bilhão de euros por ano. No início de março, 19 representantes de várias divisões da companhia se reuniram para compartilhar suas experiências no mundo da música e fazer negócios. Representantes da própria BMG, incluindo o CEO, Hartwig Masuch, bem como colegas da UFA Show & Factual, UFA Lab, United Screens, IP Deutschland, M6, RTL Radio, RTL Holanda, RTL Croácia, Divimove, Vox e Gruner + Jahr participaram do evento de networking de dois dias nos escritórios da BMG, em Berlim.

“Foi um grande sucesso porque descobrimos muitas sinergias potenciais entre os negócios da Bertelsmann, como colaborar em eventos ao vivo, criar conceitos de exibição e desenvolver playlists de marcas como ‘Sing meinen Song – Das Tauschkonzert’", disse Hartwig Masuch, fazendo um balanço do evento.

Compartilhamento de conhecimento

Na noite anterior ao workshop, os participantes tiveram a oportunidade de se encontrar e se conhecer em um jantar de networking na cozinha da BMG. O workshop do dia seguinte foi dividido em três blocos temáticos. O primeiro, girou em torno de entretenimento de palco e eventos ao vivo, com colegas da RTL, BMG e Divimove dando insights sobre seus projetos - atuais e futuros - no campo de entretenimento ao vivo.

A RTL Holanda já possui uma gama forte e ampla de produções proprietárias no setor de eventos, como um grande show de Natal, um espetáculo de dança chamado "Let's Dance" e vários eventos em locais incomuns na Holanda. Agora, o país está começando a sediar seus primeiros eventos ao vivo na Bélgica também. Os participantes da “Bertelsmann Content Circle Music” foram claramente inspirados pelos exemplos bem-sucedidos das várias divisões e levaram ideias para usar em suas próprias empresas.

Com base em vários estudos da IP Deutschland, os participantes também discutiram questões de construção de marca e promoção musical. A conversa focou na ideia de aproveitar a força das marcas da Bertelsmann para o desenvolvimento de playlists dessas marcas em plataformas de streaming, como o Spotify.

Kai Sturm, editor-chefe e diretor de entretenimento da Vox, apresentou os formatos de música como “Sing meinen Song - Das Tauschkonzert” e Ute Biernat, diretor administrativo da UFA Show & Factual, apresentou uma série de ideias de formatos interessantes e projetos futuros no setor de entretenimento de palco.

Ideias para parcerias

Os participantes então debateram o desenvolvimento conjunto de formatos - com grande abertura, espírito de equipe e entusiasmo pela ação. Tudo isso antes de falar sobre ideias e projetos específicos que poderiam se beneficiar dos efeitos de sinergia e levar à uma colaboração além da “Bertelsmann Content Circle Music”. 

"Os participantes concordaram sobre várias próximas etapas para parcerias específicas", informou Saruul Krause-Jentsch, da Bertelsmann Corporate Network. O BCN está agora planejando eventos bilaterais adicionais com os executivos responsáveis, a fim de expandir os negócios de parcerias na música.