Estrutura Acionária

A Bertelsmann SE & Co. KGaA é uma empresa de capital fechado (sociedade limitada por ações), com 80,9% das ações do capital social detidos indiretamente pelas fundações Bertelsmann Stiftung, Reinhard Mohn Stiftung e BVG-Stiftung, e 19,1% detidos indiretamente pela família Mohn. Todos os direitos de voto na Assembleia Geral da Bertelsmann SE & Co. KGaA e Bertelsmann Management SE (Sócio Geral) são controlados pela Bertelsmann Verwaltungsgesellschaft (BVG).

A família Mohn

A companhia foi fundada pela família Bertelsmann / Mohn. A editora C. Bertelsmann Verlag foi fundada em 1835 por Carl Bertelsmann e, Reinhard Mohn, na quinta geração da família, assumiu a sua gestão em 1947. Sob a sua liderança a Bertelsmann se desenvolveu, deixando de ser uma empresa de impressão e publicação de médio porte para se tornar uma das maiores companhias de mídia internacionalmente ativas. Reinhard Mohn transferiu grande parte de seu capital social da Bertelsmann AG (hoje Bertelsmann SE & Co. KGaA) para Bertelsmann Stiftung, em 1993. Hoje, a família Mohn detêm 19.1% das ações do capital social da Bertelsmann SE & Co. KgaA.

Bertelsmann Verwaltungsgesellschaft mbH (BVG)

A missão da BVG é assegurar a continuidade do desenvolvimento DA Bertelsmann SE & Co. KgaA e gerenciar os interesses dos acionistas das fundações sem fins lucrativos da Bertelsmann e da família Mohn. A BVG está empenhada em proteger, implementar e reforçar a cultura corporativa desenvolvida por Reinhard Mohn. Além disso, a BVG controla 100% dos direitos de voto na Assembleia Geral Anual da Bertelsmann SE & Co. KGaA e também da Bertelsmann Management SE.

Bertelsmann Stiftung

A Bertelsmann Stiftung é uma fundação independente, sem fins lucrativos, que identifica problemas sociais, desenvolvendo e implementando soluções. Os seus projetos estão focados nas áreas educacionais, questões econômicas e sociais, saúde e entendimento internacional. A Bertelsmann Stiftung foi fundada em 1977 por Reinhard Mohn, ex-CEO e dono majoritário das ações da Bertelsmann, com o objetivo de continuar o compromisso sociopolítico, cultural e social da família fundadora, Bertelsmann/Mohn, e para garantir a continuidade da Bertelsmann. Com este propósito, Reinhard Mohn transferiu para a Bertelsmann Stiftung, em 1993, uma parte significante do capital da Bertelsmann AG (atualmente Bertelsmann SE & Co. KGaA).